Eneagrama

História

O Eneagrama é um milenar símbolo-síntese criado há cerca de 4.500 anos, por sábios de uma época esquecida,- não se pode atribuir sua invenção especificamente a alguém - na qual as ciências exatas e a psicologia da possível evolução humana estavam diretamente ligadas. 

De origem grega, a palavra eneagrama significa nove linhas e vem de duas palavras gregas: enea significa nove e grama significa desenho ou figura. Ele contém em si os diagramas das leis fundamentais do Universo, e transmite não só a própria ciência como também mostra igualmente o caminho pra se chegar até ela.

Por esse motivo está longe de ser considerada uma tipologia, já que consegue conjugar e agregar tipologias existentes, indo muito além.

O Eneagrama é um sistema de análise do comportamento humano.

 

RESUMO DE TIPOLOGIAS

  1. Astrologia - 12 tipos relacionados à posição do zodíaco onde se encontra o sol - em movimento - à época do nascimento. Academicamente, questiona-se a confiabilidade desse pressuposto.
  2. Hipócrates (377 AC) - Sangüíneo, melancólico, colérico e fleumático. 377 AC! Pode não ter sido de sua autoria mas, observando os humanos hoje, será que precisamos nos preocupar com direitos autorais?
  3. Carl Gustav Jung (1923) - Três pares de funções distintas: extroversão/introversão, sensitividade/intuição, pensamento/sentimento - levam a 8 combinações (tipos) possíveis. As teorias de Jung geraram várias outras tipologias de estilos de comportamento social.
  4. Isabel Briggs Myers (atual) - Inclui mais um par: percepção/julgamento - leva para 16 o número de tipos. O "Myers-Briggs Type Indicator" (MBTI) foi muito popular nos EUA na década de 1980. Está sendo usada no Brasil.
  5. Karen Horney (1952) - Quatro maneiras de proteção contra o medo fundamental: amor, submissão, poder e distanciamento.
  6. Fritz Riemann (1979) - Quatro medos humanos básicos: medo de proximidade, de distância, de mudança, de estabilidade.

 

O Eneagrama traça o caminho do autoconhecimento. É fundamentado no Princípio da Recorrência: de que a história se desdobra ciclicamente, com tendência a repetir continuamente certos padrões de comportamento, possíveis e potenciais limitadores da Evolução.

A partir dos anos 70, o mundo começou a despertar para este extraordinário sistema, que transmite conhecimento sobre nove tipos de personalidade distintos, mas interligados, ou ainda, sobre nove modos de ver e experimentar o mundo.

 

Eneagrama no Brasil


Uma indicação do rápido crescimento do Eneagrama no Brasil é a lista de trinta livros de Eneagrama publicados em Português. Dez destes livros foram escritos por brasileiros,e vinte foram traduzidos a partir de originais americanos e europeus. Em fevereiro de 2004 houve um relatório de quatro páginas sobre o Eneagrama em "Você SA", uma das revistas de negócios mais importantes no país.

O Brasil tem uma longa lista de professores locais de Eneagrama. Alguns dos mais visíveis são: Alaor Passos, Domingos Cunha, Frederico Porto, Khristian Paterhan, Márcio Schultz, Nelson Mariz de Lyra, Pedro Alípio, Urânio Paes, André Prudente, irmã Anelise.

No lado empresarial, importantes grupos locais já usaram o Eneagrama em consultoria para algumas das suas equipes, no treinamento, coaching executivo e/ou programas de coaching. Esta lista  inclui, por exemplo: Unibanco, Itaú e Banco Nossa Caixa (bancos); Editora Abril (uma organização de grandes editoras); Amil, um Health Management Organization (HMO), e a Embraer (a terceira maior indústria de aviões). Sucursais locais de grande multinacionais, como Avon, Energia Emerson, Stora Enso, a Vivo (Portugal Telecom e Telefónica Móviles) e Yahoo, também estão usando o Eneagrama. O sistema é ensinada como parte dos programas de MBA das duas escolas de negócios mais importantes - FGV e USP. Outras instituições de Ensino Superior vêm progressivamente incluindo o estudo do Eneagrama.

Nos últimos tempos, o leque de aplicações do Eneagrama no Brasil tem crescido muito em sua abrangência nas esferas

  • Terapêutica: Facilitador de diagnóstico da personalidade, serve de atalho no tratamento, permitindo a interlocução eficaz e vislumbre de ações cognitivas comportamentais direcionadas nas áreas da psicologia, do relacionamento interpessoal, da saúde, dos movimentos sociais, das comunidades e de vários grupos marcados pela exclusão social;
  • Empresarial: Conhecer padrões comportamentais tem caráter estratégico na gestão de pessoas. Preparar líderes, desenvolver habilidades focadas na personalidade e nas potencialidades de cada indivíduo;
  • Espiritualidade e Autoconhecimento: através do autoconhecimento é possível desenvolver novos níveis de consciência, atuando proativa e não reativamente, melhorando as relações.

Vale ressaltar que a eficácia do Eneagrama e seu valor prático nos processos de coaching, psicoterapia, psicologia e terapias alternativas, já foram devidamente comprovados, entre outros, por testes psicológicos internacionalmente conhecidos como o MBTI, o IMPI e a Escala de Autoavaliação de Milton-Illinois.

 

Ética do Eneagrama

(Stanford University) 

 
1.  Conheça a si próprio primeiro.
 
2.  Desenvolva a aceitação e compaixão pelas diferenças entre pessoas.
 
3.  Ajude os outros a descobrirem o seu Tipo; não lhes diga qual Tipo eles são.
 
4. Quando outro Tipo disparar uma reação negativa, olhe para o seu próprio Tipo, tentando encontrar a chave (compulsão). Assuma que a questão é com você.
 
5. Não estereotipe, não assuma que somente certos Tipos são adequados para certas posições no mundo do trabalho, ou que outros nunca poderiam fazer isso ou aquilo. Lembre-se que o Padrão de Comportamento não é tudo que somos e sim algo a ser amadurecido.
 
6. Esteja pronto para abrir seu coração para cada Tipo em vez de sua mente crítica.
 
7. Trate o Eneagrama com respeito e cuidado, ele não é um jogo de psicologia-pop. É uma realidade sobre a natureza humana.
 
8. O melhor uso desse modelo de personalidade é começar a se libertar das limitações de seu padrão de comportamento... ir além dele, para sua natureza superior.

 

Classificação dos Tipos

Esse vídeo demonstra com uma linguagem simples e com exemplos do cotidiano a forma como são caracterizados os 9 Traços do Eneagrama, gerando uma reflexão acerca de nosso traço principal e como ele se manifesta em nosso cotidiano, nas nossas relações e atividades.

FacebookTwitterLinkedIn

Espaço Publicitário

Estatística de Visitas

58118
HojeHoje2
OntemOntem21
Esta SemanaEsta Semana23
Este MêsEste Mês300
Todas as VisitasTodas as Visitas58118

Newsletter

Cadastre-se para receber nossa novidades!
captcha
Atualizar

Espaço Publicitário

Espaço Publicitário

Anuncie3